quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Datena e suas declarações sobre os ateus.

Resumindo: o Datena disse que os criminosos são todos ateus.
Pode-se imaginar a repercursão que isso deu, claro. Mas, o que é engraçado nessa história, é que as pessoas não quiseram falar tipo: "Essa declaração não é verdadeira. Nós podemos ser pessoas boas, mesmo sem ter Deus.." e levar a discussão para esse lado da argumentação. Mas não!
As pessoas (veja bem, não os ateus, as pessoas, no geral) tendem a focar em quem disse o que, quando, nesse caso, o que importa é o que foi dito. Portanto, a grande maioria das pessoas fizeram vídeos xingando o Datena, falando como ele é idiota e preconceituoso, e dando exemplos de cristãos que cometeram crimes.. tornando-as em outro Datena.
Não são cristãos ou ateus que cometem crimes, são seres humanos. Se os atos da pessoa e sua ideologia se contradizem, problema da pessoa, ela que resolva com a consciência dela depois. Existem pessoas que matam por ideologia? Claro, mas não é o caso. As pessoas estão matando por doença, vício, fome. Não por acreditar ou desacreditar. Só que, quando confrontadas, quando aparece um Datena e fala: "você matou porque não tem Deus" as pessoas surtam e tentam denigrir a imagem do Datena, sendo assim, o que ele disser, não fará o menor sentido, pois não terá credibilidade. Mas não é, claramente, a coisa certa a se fazer. Porque se ele disser que "quem mata é ateu" e isso o tornar uma pessoa desprezível e digna de todo o ódio existente, o fato de você dizer "esse seu Deus não existe" te torna uma pessoa desprezível e digna de todo o ódio existente, igualmente. Temos sempre que estar preparados para encarar preconceito e pessoas com opiniões adversas no mundo. Foi um comentário preconceituoso? Definitivamente. Mas não quer dizer que ele seja a pior pessoa que exista no mundo. Vi um vídeo que o cara dizia que, ao afirmar que ateus são criminosos, o Datena estaria ignorando a história da humanidade (Cruzadas, padres pedófilos etc). Pois, ao tachá-lo de maior imbecil do mundo, estamos ignorando a história da humanidade, também. Aliás, até uns dias atrás, o maior imbecil era o Dunga. O ódio foi só transferido de pessoa. No Brasil, as pessoas têm essa mania de odiar quem fez e não o que fez. Por isso que as pessoas continuam a cometer os mesmos crimes, porque não existe uma condenação ao ato e sim ao autor. Então a gente odeia e condena quem fez, mas não lembra de discutir e julgar o feito claramente. É isso.

Um comentário:

Unknown disse...

Verdade. Seres humanos sao os responsaveis sempre. Porque as coisas assim podem ser usadas para qualquer finalidade que se deseja. Soh depende na mao de quem se los coloca.