terça-feira, 29 de junho de 2010

Vam' lá. (Vai ser bem grande)

A gente tem que aprender a controlar o ciúme durante a argumentação. Não adianta querer provar o erro alheio, quando se está com ciúme e não com algum sentimento que realmente importa (The Good Wife mode on). Alguns conceitos devem ser revistos. Não se pode, simplesmente, escolher ser o foco da vida de alguém. Cada um escolhe no que quer focar. Cada um escolhe o que ser, quem amar, quem não. Cada um escolhe pelo o que sofrer e pelo o que lutar. As escolhas alheias devem passar muito longe da sua liberdade de expressão. Se você se incomoda com as escolhas alheias, se você acha que ao escolher isso/aquilo a pessoa está sendo egoísta, queremos todos 2 bons motivos pelos quais tal pessoa deveria pensar em você antes de fazer uma escolha. Porque, veja bem: focar, ser, amar, sofrer e lutar, são todos verbos que passam muito longe de uma terceira pessoa, tipo, você - o, então, egoísta-mor.
Vamos todos parar de distorcer as palavras uns dos outros. O fato de fulano dizer "nossa, adoro Damien Rice", não significa que ele odeie "The Killers", só porque ele não disse que gosta. Na hora, deu vontade de falar do Damien Rice. Quando der vontade de falar de The Killers, fulano falará. A menos que o The Killers surte e fique de ciuminho "hmmm, falou de Damien Rice e não falou de mim" e belém-belém, porque, nesse caso, o máximo que The Killers ganharia, seria uma indireta escrota no twitter. Tum-tum, TSSSSS.
Explicando: se fulano quer focar em Damien Rice, sofrer pelo Damien Rice, amar o Damien Rice, lutar pelo Damien Rice, você não tem nada a ver com isso. Se você acha ruim, se você acha que a pessoa tem é que focar em você e nos outros e no arco-íris do país dos pôneis onde nunca chove e tudo é belo, você tem que parar um pouco e pensar, ein: quais os dois bons motivos?
Já ouviu dizer que o Aidan, de Sex And The City, é um chato, porque nada com ele dá errado? Tudo com ele é 10 mil maravilhas e nunca tem um climax, um empecilho, algo que te impulsione a querer lutar por ele? Já ouviu dizer que você só dá valor nas coisas que você luta para conseguir? Já ouviu dizer que a Carrie, de Sex And The City, termina a temporada e o segundo filme com o Big e não com o Aidan? Que que você vai dizer agora? "Ai, que idiota, isso é uma série, não é vida real. Se toca."? Ou você irá dizer aquele longo: "Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, entendi o que você quis dizer."
Vamos lá, ó, de novo (esqueça o fato de que Carrie, Aidan e Big se trata de um triângulo mineiro amoroso): Só porque a Carrie ficou com o Big, no final, quer dizer que ela odeia o Aidan? Que ela não valoriza o Aidan? Que ela não reconhece que ele é bom, gentil e blablabla? Não. O fato de ela ficar com o Big, não significa nada além de que ela gosta do Big.
Voltamos ao velho caçador de encrenca chamado: "tirei minhas próprias conclusões e confiei nelas, mesmo que na introdução do pensamento nunca tenha citado nada sobre "ódio", eu conclui "ódio", porque, se ama um, odeia o outro; é lógico, repare."
As coisas não acontecem só por um único motivo. A Carrie não fica com o Big só porque ele dá trabalho, mas porque todo o trabalho que ele dá, ele recompensa, em alguma hora, de algum jeito. A Andy (Anne Hathaway), de O Diabo Veste Prada, não é recompensada pela Miranda, mesmo "trabalhando duro" como sua assistente. O que ela faz? Agrada a Miranda, faz tudo o que o diabo queria que ela fizesse. Ela muda ela mesma, para agradar e, então, é recompensada. A Carrie não muda nada. Ela continua a mesma neurótica de sempre, arrumando encrenca, enfiando defeito e procurando e caçando defeitos. Ela tem um final feliz com o Big. Andy tem a vida destruída e o final feliz vem quando ela decide "voltar a ser ela mesma".
Se você prefere ter uma vida boa, mesmo que isso destrua o seu final, escolha sua. Só não ache que todos são obrigados a cair no mesmo buraco que você.

6 comentários:

yes disse...

Belo.

Unknown disse...

Eu sou bem assim. Se voce fala que gosta do outro, eu assumo que nao gosta de mim, fico puta, tenho uma discussao gigantesca com voce na minha cabeca. depois fazemos as pazes no meu imaginario e eu te cumprimento no outro dia me sentindo muito mais proxima de voce que antes. heh.

yes disse...

c é muito engraçada, vei AUHAUAUHUHUAHUAHUAHAUHAUA

Unknown disse...

UAAAI mas eh... se voce tinha a oportunidade de sair comigo, mas nao o fez, isso significa que os outros lah sao mais importantes. Eh assim e fim. rsrs

yes disse...

Ou significa que os outros lá têm carro e me buscam e me deixam em casa, né. Ou significa que os outros lá é tipo o Tales ou a Rebeca, always come first.

Unknown disse...

Quando alguem quer sair com voce, SAI COM VOCE, nao tem essa desculpa nao. Aprendi lindamente em "He's Just Not That Into You". heh.