terça-feira, 27 de julho de 2010

Quando o que você "acha" vem à tona

Situação: Sua amiga 1 vai pra sua casa. Ela te liga e diz que não vai poder ir, porque a mãe dela viajou e ela não poderá sair de casa, já que a irmã dela não quer, sob hipótese alguma, sair de casa. Pois é então, que outra amiga liga e diz: Ei, venha aqui pra casa, as meninas estão vindo também! E, então, você vai. Ao chegar na casa da Amiga 2, alguém comenta: Eu chamei a amiga 1, mas ela não vai vir porque vai ao cinema com a amiga 3, elas sempre saem e nunca chamam, mas quando a gente sai e não chama, elas reclamam. E é então que o mundo pára de rodar.
1) Não possos sair de casa. 2) Fui ao cinema, beijos. QUE?
Na sua cabeça, você não acredita, realmente, que exista uma mentira, porque você conhece bem a pessoa, você sabe que ela não mentiria. Só que os fatos são tão fortes que, para algo derrubá-los, teria que ser algo meio sobrenatural de acontecer, mas que pode ter acontecido.
Então, depois de um longo tempo, você senta pra conversar com a pessoa sobre o ocorrido e a pessoa diz que não se lembra do ocorrido. E então você fica tipo que nem o Bentinho de Dom Casmurro, com uma dúvida mortal que daria um livro. E então você repassa os fatos pra pessoa, pra ver se ela se lembra do que aconteceu e você repassa cada segundo daquele dia e a pessoa se lembra de flashes, nada que possa contrubuir para a sua busca pela verdade.
E, então, já que sentaram e conversaram e a pessoa diz que não se lembra disso, você diz: Ah, algo de sobrenatural deve ter acontecido então, né? Porque, sério, não acredito que você mentiria. E a pessoa diz: Então, eu não menti, nunca menti pra você, provavelmente aconteceu algo mesmo. E fim da discussão com um final bem feliz.
Só que, um belo dia, a pessoa decide acordar e lembrar da frase: "elas sempre saem e nunca chamam, mas se saímos e não chamamos, elas reclamam". E fala pra você que vai, de qualquer maneira, tirar isso a limpo. E você bate o pé e diz: mas não, você não pode, vão saber que fui eu que te contei. Mas a pessoa insiste que vai tirar a limpo e ela diz que vai sim porque isso não pode ficar assim, porque é um absurdo isso e você, já no auge do ódio e do desespero, solta a seguinte frase:
QUER TIRAR O QUE A LIMPO? ISSO FOI HÁ UM ANO. E VOCÊ QUE MENTIU, VOCÊ QUE TAVA ERRADA.
Uéum. Mentiu? Ops.
Quando em uma situação dessas, você solta uma frase dessas, a única resposta que você pode receber é: "Ah, então é isso que você pensa: que eu menti."
E então você sente uma dorzinha no seu coraçãozinho porque você acredita que a pessoa não mentiu, você acredita nela, só que algo te impulsiona a sempre lembrar disso como uma mentira, já que a pessoa não esclareceu 100% pra você isso. E, no meio de uma briga, o super-ego (creio eu que é o super-ego, mas pode ser o alter-ego, não tenho certeza) deixa de funcionar, então, as palavras vão saindo sem passar pela memória (pois esse assunto já tinha sido discutido e resolvido), sem passar pela moral e então você xinga a pessoa, sem passar pelos valores e então você parte pro preconceito e vai tudo tornando você na pessoa descontrolada da história. Tipo que nem em Dom Casmurro. A maioria das pessoas acham ele neurótico e desconfiado demais, mas isso é porque é ele quem fica em evidência o tempo inteiro, são os pensamentos dele que a gente tem acesso. Mas ninguém pára pra pensar na possibilidade de que Capitu é uma sem-vergonha, embora seja esse o foco da história, a traição (mentira), as pessoas tendem a esquecer o fato e prestar mais atenção nas consequencias do fato. O que é errado. (Continua.)

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa, eu duvido que a Dani tenha mentido.