quarta-feira, 7 de julho de 2010

Controle x Pessoas

O vídeo do Maurício me fez pensar até nessa coisa de "medo de perder o controle" que a Bella tem, medo de perder o controle da situação. Todo mundo tem um pouco de medo disso, acho. Em qualquer sentido, emocional ou não. Quando você sabe que tem o controle, você fica mais relaxado, porque dificilmente vai acontecer algo que você não esperava que acontecesse. Mas, ter o controle da situação é confundido com ter o controle sob pessoas. Não acho que seja a mesma coisa. Quando você controla uma situação, você não chega a controlar a pessoa. Ela pode ainda fazer o que ela quiser, quando quiser e é por isso que temos medo. Se controlássemos as pessoas, não precisaríamos de ter medo de perder o controle.
Quando você perde o medo de perder o controle, talvez seja, no campo emocional, o exato momento em que você começa a gostar de verdade de alguém. Porque, se você não se interessa mais pelo comando da situação, é porque você já se sente dono e/ou parte disso (para não soar como possessividade). E, então, outro medo surge: o de perder a pessoa. Geralmente, se você perde a pessoa, é porque você abriu mão de ter o controle da situação, porque, nem sempre, os dois lados abrem mão disso. E, no fim da história, o louco, grudento e obsessivo é você. Porque quando você percebe que está perdendo a pessoa e já não tem mais o controle da situação, você pira. Você percebe que você abriu mão e a pessoa não. Então, você fica na cola, liga o dia inteiro, manda recado no orkut, cerca a pessoa de todas as formas que você pode, porque você acha que assim vai voltar a ter o controle da situação. Sim, você não quer a pessoa de volta, você quer o controle de volta (isso as pessoas normais, claro, não as super-carentes-do-signo-câncer).
Só que, depois de perder o controle pra alguém nessas situações, pouco importa se você o tiver ou não de volta. Porque se você perdeu, como eu disse, é porque a pessoa não abriu mão, se ela não abriu mão, você quer o controle só pra mostrar que é melhor? Não seria melhor sair da situação, porque, assim, não existiria mais controle?
Só voltando um pouco ali, é uma sacanagem isso de você sair como o tosco da história. Porque você fez algo muito difícil de se fazer, abriu mão do controle, confiou na pessoa e percebeu que no fim ela queria era oba-oba, que merda é essa? E é muito fato que você fica queimado na praça, porque você perde a pessoa, perde o controle e é claro que perderá o controle de si próprio numa situação dessas, ninguém é tão de ferro assim. Claro que tem "os foda-se", quando isso acontece, ele vai pro próximo, mas é porque esse também queria oba-oba. Amor não é tão simples assim, que você perde, é enganado e fala: Então tá, tchau. Não. Seria ótimo se a gente, numa hora dessas, percebesse que é melhor ter o controle de si próprio do que qualquer outro controle, mas é racional e emocionalmente impossível. Até o cérebro entra nessa de querer o controle de volta. Porque é isso que o cérebro faz: faz vingança pro coração.

Um comentário:

Unknown disse...

Primeiro: ultima frase FODA.
Segundo: Soh me vem uma coisa `a cabeca:


"I think of how the person who needs the other person the least in a relationship is the stronger member."
— Douglas Coupland (Shampoo Planet)