terça-feira, 27 de julho de 2010

Perdendo o foco do problema [parte 2]

Pois então. Quando as consequencias do problema são mostradas, as pessoas esquecem completamente do problema e de tudo o que ele significa pra sociedade e foca apenas nas consequencias. Por exemplo, outro dia, após esperar longas e intermináveis horas para ser atendido em um hospital, um travesti revoltado ao ver idosos deitados no chão, crianças sem atendimento e ele próprio sem atendimento, se revolta, enfia uma seringa nele mesmo e sai distribuindo AIDS para as enfermeiras do local. Todo mundo, óbvio, vai focar no fato de ele ter passado AIDS pros outros, isso é anti-humano, todos sabemos. Mas a gente esquece de analisar o que causou isso. O que causou a paranóia em Bentinho. A gente apenas julga ou dá atenção as pessoas vítimas do fato. Sem querer resolver o problema. Isso é dádiva do governo: fazer você esquecer a causa e focar apenas nas consequencias. E, então, você vai estar, constantemente, tratando das consequencias de algo que nunca será solucionado. Você vai sempre estar ocupado demais cuidando de crianças com fome, de enfermeiras aidéticas, da situação mental do marido traído, mas nunca do problema.
"Nossa, acho que estou sendo traído"
"Ixe, mano, conheço um cara que enlouqueceu por causa disso. Vê se não enlouquece, flw?"
A resposta não deveria ser: senta com ela e conversa. Se sim para traído, termina.
ONGs nunca irão resolver nenhum problema. E é óbvio que elas não existem para resolver algum problema, elas cuidam das consequencias do problema. Só que elas esquecem de dizer isso. E, então, metade da população acha que ONG não serve pra nada, porque sempre continua tendo gente doente, criança com fome e etc. Quando o problema não tem solução, como o de saber se sua amiga mentiu ou não pra você naquele caso citado, é você quem tem que escolher se acredita ou não e fazer o máximo para não soltar frases desnecessárias durante uma briga. No caso de Bentinho, não é fazer como ele e criar mais possibilidades sobre um único fato e sofrer em cima disso e fazer divagações sobre isso e escrever um livro sobre isso. É simplesmente perguntar pra pessoa: Você me traiu? A partir daí, é escolha sua acreditar ou não, assim como no caso com a amiga. Agora, já no caso do travesti, temos que tomar cuidado ao julgar. Em tese, a mídia existe pra te mostrar o problema e, para PROVAR que é um problema, ela te mostra as consequencias dele. Só que, hoje em dia, não importa o problema, porque é clichê e todos ignoram os clichês, clichê não vende. Então, eles não mostram mais o problema, mostram apenas as consequências, ou seja, sua televisão é bombardeada por um bando de atrocidades e coisas sub-humanas permitindo que venha apenas um pensamento na sua cabeça: o mundo tá perdido. Mas o mundo não está perdido, existem motivos para tudo o que acontece. Cada motivo gera uma consequencia a altura. Você imagina, então, os super-problemas que devem existir nesse mundo afora, pro mundo chegar onde chegou. Então, dá próxima vez que você ler: "Travesti revoltado pega seringa e passa AIDS para enfermeiras", não crie você mesmo o problema, tipo: Ah, é esse bando de viado que dão o cu e que só usa drogas. A imprensa não mente, ela omite. Se fosse um desses "viados drogados", estaria escrito : "travesti drogado..", mas está escrito "revoltado". Então, ao ler uma notícia assim, por favor, pare e pensa: Qual a causa? E reflita. Não precisa dar uma de super-herói, mas se focarmos no problema, como focamos nas consequencias, talvez achemos uma solução.

4 comentários:

Unknown disse...

Ah cara. Todo mundo mente. Uns nao tem a cara dura de mentir e nem atendem o telefone. Outros atendem e mentem. Outros falam na cara que nao podem porque vao sair com fulano tal. No fim, a pessoa soh quer te poupar de sofrimento. Sei lah, sai com a amiga 5 e fim. :D

yes disse...

O começo da história (a parte da dani) foi só um gancho para chegar onde eu queria, não tem relevância sentimental nenhuma, :B. Eu sei em quem confiar.

Unknown disse...

Nossa, mas pareceu, pelo jeito que voce escreveu, que voce tava acabando com ela ):

yes disse...

Credo, vei, não o_O