sábado, 4 de fevereiro de 2012

Assisti "The Help" hoje, cheguei em casa e fui ver o que o pessoal estava dizendo sobre o filme. Como sempre, um monte de babaquice. "Filme sobre branco e não sobre negro, como deveria ser". "Filme mostra os brancos resolvendo o racismo". Mas, se racistas são os brancos, não são eles quem devem resolver o problema? E eu não vi nenhum branco no filme resolvendo nenhum problema de racismo. O que eu vi foi uma JORNALISTA, escrevendo uma HISTÓRIA, narrada por uma NEGRA. Se o que você viu foi uma BRANCA, salvando o MUNDO do RACISMO, eu posso dizer que você é de duas, uma: um americano pseudo-cult, que odeia o próprio país e acredita em teorias da conspiração ou você é um babaca de qualquer outro país, que odeia o país dos outros - no caso, os EUA - que quer pagar de cult e fingir que odeia os egoístas e monopolizadores americanos.
Ao invés de todo mundo se emocionar e ver que é um lindo filme e que está ensinando uma linda lição - não uma lição de que os BRANCOS RESOLVERAM O PROBLEMA DO RACISMO - de que racismo é estúpido, sempre foi e sempre será, não: a pessoa tem que analisar o filme como se ela fosse um soldado militar, encarregado de analisar uma obra, na época da ditadura, e ver se tem alguma mensagem sublimar que está sendo passada ao público. Se você quer ser inteligente, as respostas estão na sua cara. Se você quiser ser medíocre e estúpido, você tem que cavar pra procurar defeitos que poderão te exaltar como intelectual. Eu acho que você cava, pra ter onde cair depois. :)

Nenhum comentário: