segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Empresa Nike soluciona problemas mundiais

Eu acho que as pessoas, nós, "overreacted" a quase tudo na vida. Ao invés de a gente simplesmente fazer o que a gente julga ser o certo, a gente nomeia tudo o que nos impede de fazer e não fazemos nada. Sempre. A gente nomeia o que supostamente nos impede, mas que, na realidade, não afeta nada. Por exemplo: "O Brasil não é um lugar melhor por causa do carnaval". "O Brasil não vai pra frente por causa desses políticos ladrões". "O Brasil não muda porque o povo não presta." A causa do Brasil ser um país fraco não tem a ver com o fato de ter carnaval, ou políticos ladrões ou fulano e ciclano não presta; a causa é que os "esclarecidos" não fazemos nada.
Sempre que tem alguma discussão sobre qualquer assunto que possa levar o país pra frente, o que o povo fala é sempre o mesmo: nomeiam o que tem de errado, nomeiam quem está errado e porque está errado e ficam, pra sempre, batendo na mesma tecla: isso tá errado, isso tá errado, isso tá errado. Aí sempre tem alguém que fala "então por que você não faz algo para mudar?", a resposta é bem simples: porque o que está errado pode até ter parcela de culpa na situação do país - ou em qualquer outra situação -, mas não interfere pra que haja mudança, ou seja, ninguém sabe o que tem que mudar.
"A educação seria melhor, se os professores recebessem melhor", será? Os políticos ganham fortunas e isso não faz muita diferença. Funcionário público, caso tenha passado em um bom concurso, ganha bem, mas o serviço público do país é tenso. Jogador recebe milhões, mas não interessa, porque, sem talento, o dinheiro não vai "inspirá-lo". A educação seria melhor, se os estudantes levassem a sério. Porque, quem leva a sério, não importa onde estudou, é bem educado. Mas tem sempre a desculpa pra impedir que façamos melhor: "a educação do país não presta", "ensino público é piada", "escola pública é baderna", mas, ainda assim, tem gente que estudou lá e é 100 mil vezes mais educado - em todos os sentidos - do que quem teve "melhor ensino". Por quê? Simples: são pessoas melhores. Quiseram o melhor, buscaram e tiveram.
Quando vemos alguém na televisão que passou por coisas terríveis, mas conseguiu superar e hoje em dia vive bem, pensamos "que sorte a dele", "nossa, esse aí é um em milhão". A gente quer ganhar na mega sena sem jogar. A gente quer ficar sentado, esperando sortearem números que a gente nunca jogou e que, por algum motivo, serão sorteados e nós vamos ganhar. Só que, se a gente não joga, a gente não ganha. A gente não perde também, mas não ganha. Não adianta sentar e esperar que vamos magicamente ganhar na mega sena. Se quiser ganhar, tem que levantar, comprar o bilhete e jogar; tem que levantar e mudar o que acha que está errado. Não ganhou? "Ah, a vida é injusta, os puros de coração nunca têm chance." Você sabe quantas pessoas jogam na mega sena e perdem toda semana? Milhares e milhares. Só que, a probabilidade de uma ação mudar uma situação é de 100%. Ganhar na mega sena, é um em um milhão.
Estamos acostumados a não fazer nada e achar que como nada aconteceu, saímos no lucro, acostumados a achar que nos darmos bem é sorte e nos darmos mal é o fim do mundo. Só que se dar bem - acontecer o que queremos - não é sorte, é resultado, é consequência. Não se tem resultado, nada vai pra frente, nada muda, nada melhora sem uma ação. Assim como nada piora sem uma ação. Dar errado também é resultado. Percebe? Dar errado não é o problema, é um resultado. O problema é a ação. Se você tiver boas intenções, puramente boas intenções - não aquelas que o inferno tá cheio - não tem como dar errado, então, Just Do It.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Assisti "The Help" hoje, cheguei em casa e fui ver o que o pessoal estava dizendo sobre o filme. Como sempre, um monte de babaquice. "Filme sobre branco e não sobre negro, como deveria ser". "Filme mostra os brancos resolvendo o racismo". Mas, se racistas são os brancos, não são eles quem devem resolver o problema? E eu não vi nenhum branco no filme resolvendo nenhum problema de racismo. O que eu vi foi uma JORNALISTA, escrevendo uma HISTÓRIA, narrada por uma NEGRA. Se o que você viu foi uma BRANCA, salvando o MUNDO do RACISMO, eu posso dizer que você é de duas, uma: um americano pseudo-cult, que odeia o próprio país e acredita em teorias da conspiração ou você é um babaca de qualquer outro país, que odeia o país dos outros - no caso, os EUA - que quer pagar de cult e fingir que odeia os egoístas e monopolizadores americanos.
Ao invés de todo mundo se emocionar e ver que é um lindo filme e que está ensinando uma linda lição - não uma lição de que os BRANCOS RESOLVERAM O PROBLEMA DO RACISMO - de que racismo é estúpido, sempre foi e sempre será, não: a pessoa tem que analisar o filme como se ela fosse um soldado militar, encarregado de analisar uma obra, na época da ditadura, e ver se tem alguma mensagem sublimar que está sendo passada ao público. Se você quer ser inteligente, as respostas estão na sua cara. Se você quiser ser medíocre e estúpido, você tem que cavar pra procurar defeitos que poderão te exaltar como intelectual. Eu acho que você cava, pra ter onde cair depois. :)